Briefing Capivarinha Jovens Talentos

 

Tema - Pessoas em Situação de Rua: Conscientização e Ação Social

O Desafio

As pessoas em situação de rua estão presentes em todas as grandes metrópoles do Brasil, e Recife não é exceção. Muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, enfrentam diariamente a falta de moradia, alimentação, acesso à saúde, trabalho e dignidade.

O desafio para os estudantes é criar uma campanha de comunicação que traga luz a essa realidade, sensibilize a população e estimule órgãos públicos, empresas e cidadãos a reconhecer e agir frente a esse problema social.

 

O Estudante escolhe que ONG ou Orgão Público quer colocar como cliente.

Público-Alvo

  • Sociedade em geral (para aumentar a empatia e o engajamento).
  • Órgãos públicos e gestores municipais/estaduais.
  • Organizações e movimentos sociais que apoiam pessoas em situação de rua.
  • Jovens e famílias de centros urbanos.

Critérios de Avaliação

  • Força da Ideia – impacto criativo e emocional da mensagem.
  • Originalidade – novas formas de olhar e representar a questão.
  • Pertinência Social – relevância da proposta no debate público.
  • Conexão Local – vínculo com o contexto de Recife e outras capitais brasileiras.
  • Execução – boa apresentação das peças da campanha

Entregáveis

Os estudantes podem escolher até 3 formatos diferentes para apresentar a ideia, entre:

  • Cartaz ou outdoor (OOH)
  • Anúncio impresso (revista ou jornal)
  • Post para mídias sociais
  • Spot de rádio / peça de áudio
  • Filme/vídeo de até 30 segundos
  • Board explicativo (para ação ou ativação urbana)
  • Videocase (até 1min30s)

Inspiração

“Ninguém é invisível. Toda pessoa em situação de rua tem uma história, um nome e um direito à dignidade.”